quarta-feira, 20 de junho de 2007

Resenha sobre o Documentário "A Carne é Fraca"




Resenha desenvolvida pelos alunos do curso de administração da UNIVASF, Danilo Pereira e Anderson Morais. "A Ética envolve quase tudo na vida"


A Carne é Fraca





Muitas pessoas ao consumirem carne não imaginam que por trás de um habito tão simples, ocorre muita judiação com os animais, e desperdício com os recursos naturais. Os empresários só querem poder e mais poder, e para conseguir isso são capazes de muitas crueldades.
Na Amazônia a expansão da fronteira agropecuária é responsável pela maioria das queimadas, e pelos desmatamentos, emitindo mais de 200 milhões (corresponde a 2/3 da emissão de todo o país) de toneladas de gases poluentes na atmosfera, ocasionando o efeito estufa e destruindo a camada de ozônio. Em troca do sucesso em curto prazo, os empresários acabam por se matar aos poucos. Ocorre também infiltração de medicamentos, hormônios e toxinas nos lençóis freáticos, a pecuária está consumindo maior parte da água doce do mundo, só pra se ter uma base para produzir um quilo de carne é necessário quinze mil litros de água, uma vaca leiteira consome em media quarenta litros de água por dia. O número de doenças relacionadas à água vem aumentando cada vez mais, mais de dez mil pessoas morrem por ano. Será que a vale a pena trocar a vida de um ser humano pelo o luxo de alguns empresários? Estudos comprovam que o principal mito relacionado à carne (a questão de que a carne é rica em proteínas) não é verdade. Até o arroz que é um alimento pobre em proteína, possui em de 8 a 9% de proteína, o que corresponde à necessidade diária do nosso organismo.
Além dos impactos ambientais ocasionados pela produção de carne no mundo, a outra questão embutida por trás do consumo de carne é o tratamento desumano com os animais. Em relação às aves (frangos), os pintos ao nascerem são selecionados, os que são descartados são em seguida triturados, e vão de servir de ração. Os porcos são castrados a sangue frio, as porcas grávidas ficam presas em celas que mal as cabe. Os bezerrinhos machos que não tem valor de comercial, ou são vendido por preços irrisórios ou vão ser abatidos para a produção de carne de vitela. A carne de vitela é branca porque os bezerros são anêmicos. Na hora do abate os animais liberam no organismo muitas toxinas prejudiciais que depois são ingeridos pelo homem. Será que os animais irracionais não têm sentimento, não merecem uma vida digna?
Não adianta falar que não se deve consumir carne, essa decisão é uma decisão interna e que cabe somente a cada individuo. Será que é correto maltratar os animais, e destruir a natureza? Não, porque não é ético, porque é desumano e egoísta por parte dos empresários. As grandes empresas preferem se passar por cegas, e em troca de lucros, destrói o que amanhã será a fonte de renda de seus sucessores.

4 comentários:

Thais *-* disse...

muito bom!

Wandelson Soares disse...

O artigo é interessante, um tema polêmico. No entanto, acho que vocês poderiam melhorar a qualidade da escrita, pois há muitos erros.

Além disso os argumentos estão pouco sólidos. Por exemplo, o trecho "mais de dez mil pessoas morrem por ano". Onde? Em qual fonte colheste essa informação?

Esse tipo de coisa tira a credibilidade do teu texto.

Mas a iniciativa é ótima. Continuem escrevendo e produzindo conhecimento.

Abraços,

Wandelson.

dalcastagne disse...

Gente qe horror, eu vi esse filme achei uma coisa absurda . Queria qe essas pessoas que so querem ganhar dinheiro em cima desses pobres bichinhos fossem fossem sei la punidos, eu acho qe eles deveriam ser menos crueis com os animais poor favor IBAMA ajude esses pobres animais indefezos .

Unknown disse...

Só mais um filme sensacionalista. Não mostram experiências ou estudos científicos. Apenas visitam propriedades onde as regras não são seguidas e obviamente o resultado são cenas chocantes. Fala umas boas verdades, mas também conta MUUUUITAS mentiras, e acaba perdendo a credibilidade. O mais triste é ver um veterinário, formando opinião das pessoas dizendo que hormônios são usados para a criação dos animais. AS PESSOAS ACREDITAM NISSO. Leiam legislações, procurem se informar, filtrem o que vocês estão vendo.