terça-feira, 19 de junho de 2007

Resenha sobre o documentário "The Corporation"









Autores: Anderson Morais; Danilo Pereira - Discentes do Curso de Administração da UNIVASF.





The Corporation






Em um mundo bastante corrido e com um mercado tão disputado, as corporações vêm como necessária a obtenção de novas maneiras de se aumentar os lucros e ganhar espaço perante a concorrência. Mas, até que ponto se pode chegar para que isso aconteça? O que se deve enfrentar? Derrubar? Com o que se preocupar?
Preocupação é algo bastante limitado nas corporações, ou seja, elas só se preocupam com o que pode afetar seu desempenho direta ou indiretamente.
Daí surge a questão: para a maximização dos lucros deve-se levar em consideração as questões éticas?
Os fatos comprovam que não, segundo o documentário “The Corporation”, as corporações não levam em consideração as questões éticas se elas forem um empecilho para o alcance de seus objetivos.
O documentário aborda uma famosa empresa de material esportivo, que se utiliza de mão-de-obra barata, sem pensar no conforto de seus funcionários, como seus produtos não são lá muito acessíveis, ela obtém uma margem de lucro bastante elevada. Com essa margem de lucro daria com sobras para investir no conforto dos trabalhadores, o que os motivaria e como conseqüência a produção também.
Há também o caso de uma grande empresa fabricante de produtos derivados do petróleo que agride ferozmente o meio-ambiente, sem pensar nas conseqüências que isso poderá causar no futuro.
Esses exemplos nos trazem às questões éticas: até que ponto os gerentes das corporações podem chegar para tentar a maximização dos lucros? Será que eles não pensam no bem estar do ser humano? E o que será do futuro do planeta?
O documentário deixou claro que o egoísmo dos donos das corporações pode ser atribuído ao poder que lhes é investido. O sentimento de estar sempre acima dos outros não importando a maneira ou as conseqüências necessárias para isso. Ou seja, quanto mais eles conseguem mais eles querem.
Os empregados de multinacionais, em alguns países trabalham quase como escravos, ganhando somente o suficiente para sobreviver, sem ter o direito de gozar de algum conforto na vida. Enquanto isso, os poderosos esbaldam-se no luxo. Onde está a Ética? Eles deveriam tratar melhor essas pessoas. Afinal, elas também são seres humanos e merecem uma vida digna também.
E o que dizer das corporações poluidoras e destruidoras do meio-ambiente? Seus gerentes não pensam no futuro do planeta. Não irá valer de nada obter tanta riqueza, sem ter um planeta decente para desfrutar.
Tem-se aí, a corporação com um perfil psicopata. Ou seja, ela age como se fosse um assassino frio, que mata vagarosamente sua vítima visando algum benefício em curto prazo, mesmo sabendo que para isso poderá morrer também.
Surge, então, a importância da Ética para o bem futuro da organização, do ser humano e do planeta. Fica claro que o egoísmo só leva ao mal, e que para se ter um futuro melhor e longo é preciso medir as conseqüências, levar em conta as questões morais e decidir qual o melhor caminho a se seguir.

4 comentários:

Wandelson Soares disse...

Boa iniciativa. Contudo, sugiro que melhorem a redação e fundamentem melhor seus argumentos. Além disso faltou mencionar detalhes sobre o documentário The Corporation: autoria, ano de produção, duração (em minutos), participantes...

Um das maiores dificuldades que temos hoje no meio universitário é fazer com que os alunos produzam conhecimento e divulguem suas idéias. Por isso, fica aqui minha manifestação de satisfação com a atitude de vocês. Vocês estam no caminho certo.

Wandelson Soares

Menina Mandona disse...

Muito bom seu ponto de vista sobre essa questão. Esses psicopatas tem que aprender a ter uma moral decente e parar de transmitir à mídia o que é apenas ilusão. Dayana Colatino - IFPE

Martha Scárdua disse...

Anderson e Danilo, muito bacana a divulgação que fazem do filme. Há um documentário que talvez vocês gostem (caso já não o conheçam): Let´s make money. É um documentário um pouco indigesto (como também senti o The Corporation), mas a fala do "assassino econômico" é de impressionar"!
Um abraço,
Martha

Martha Scárdua disse...

Anderson e Danilo, muito bacana a divulgação que fazem do filme. Há um documentário que talvez vocês gostem (caso já não o conheçam): Let´s make money. É um documentário um pouco indigesto (como também senti o The Corporation), mas a fala do "assassino econômico" é de impressionar"!
Um abraço,
Martha